sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Situação da greve da PM em cidades do interior da Bahia

PMs grevistas e seus familiares deixaram o prédio da Assembleia Legislativa da Bahia na manhã desta quinta-feira . Foto: Agência Brasil
greve de policiais militares continua em Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador. Apesar da paralisação, bancos, comércios e repartições públicas anunciam que vão funcionar normalmente. Homens do Exército estão nas ruas reforçando a segurança. No entanto, há mudanças ocorrendo por conta do clima de insegurança. Na quinta-feira (9), a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) informou que suspenderam as atividades até que a paralisação dos PMs termine. A instituição estava com aulas durante o dia e não à noite. Agora, toda a atividade acadêmica foi suspensa.
Apenas oito das 93 escolas estão funcionando. As unidades da rede municipal e particulares estão sem aulas. O Sesc e o Senai também estão parados e o sistema de transporte coletivo está encerrando a circulação às 22h, em vez de no horário habitual à meia-noite.
Região sudoeste
Em Vitória da Conquista, o movimento era tranquilo no início da manhã desta sexta-feira (10), no centro da cidade. O comércio está abrindo as portas, embora não em sua totalidade. Cerca de 80% das lojas estão funcionando. O Fórum João Mangabeira está com as atividades normalizadas e a frota de ônibus está com número total, mas com horário reduzido até as 20h.
No centro de Juazeiro, homens do Exército de Petrolina continuam atuando e também há presença de policiais militares nas ruas. Os homens das cinco companhias independentes estão voltando a trabalhar, o que desfaz o clima de tensão criado nos últimos dias.
Algumas instituições, como as escolas particulares, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e o Sesi de Juazeiro aguardam um comunicado oficial do fim da greve para retomar as atividades.
Região sul
Em Itabuna, o transporte público estava funcionando normalmente na manhã desta sexta-feira. À noite, o horário foi modificado e está encerrando às 22h. Isso forçou alguns estabelecimentos comerciais a modificaram os horários de funcionamento. O shopping, por exemplo, está fechando uma hora mais cedo, às 21h, e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) também está com aulas programadas até as 19h40.
A prefeitura de Ilhéus está decidida a manter o carnaval cultural de 18 a 21 deste mês, que este ano tem como tema o “Carnaval na Terra de Jorge Sempre Amado”. Parte da estrutura de camarotes já está sendo montada. O comércio nas principais cidades da região sul do estado, como Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas e Eunápolis, está funcionando até as 18h. Mas alguns comerciantes reclamam de prejuízos porque alegam que muitas pessoas estão receosas em sair de casa para fazer compras.
Região oeste
Em Barreiras, aos poucos, a rotina volta ao normal. Na quinta-feira, as lotéricas e bancos voltaram a funcionar e receberam bastante movimento. Na noite desta sexta-feira, as aulas na rede estadual devem ser retomadas e em algumas unidades particulares já anunciaram que na segunda-feira (13) vão receber os alunos normalmente.
O Fórum e a Justiça Federal de Barreiras só deve funcionar depois do comando oficial do fim da greve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário